As maravilhas do Mundo e da Vida descortinam-se através de palavras que se multiplicam à procura de fazer sentido...

segunda-feira, 3 de março de 2008

Tristeza...


Vou escrever sobre a doença que anda a afectar grande parte dos Portugueses, o Benfica! É verdade, sou Benfiquista! Claro que isso tem as suas vantagens... estou habituado às desilusões, logo estou muito melhor preparado para a vida do que, actualmente, um Portista! Ser Benfiquista ainda traz outros prazeres, por exemplo estar com a minha namorada ainda é mais maravilhoso, visto que grande parte das vezes me impede de ver o Benfica e ficar doente a noite toda! Agora falando mais a sério, o que se passa com o Benfica? Eu já não consigo ver aqueles jogos! Nem vi ontem o jogo contra o Sporting, algo que seria impensável há uns anos! O Benfica mesmo quando ganha, é mau! Se ser Benfiquista fosse algo racional, deixava de o ser! O mais estranho é que este Benfica tem a melhor equipa dos últimos anos, só que parece que se juntam aos fins de semana para jogar futebol, cada um joga para o seu lado! É algo muito difícil ver uma boa jogada hoje em dia num jogo do Benfica! O que nos safa é que nós queremos perder o segundo lugar mas os outros não o querem ganhar, vamos acabar uma época de muito pouco futebol numa posição que não merecemos! Sempre que há um golo é porque um dos grandes jogadores que temos (normalmente o Rui Costa, o que será de nós sem ti?) resolve pegar na bola e passar por todos até ao golo! É triste não poder ver futebol na equipa que amamos, mais triste ainda é ter que ver o principal rival para observar algum futebol de qualidade!

Agora vou fazer de "treinador de bancada". Sei que é fácil criticar um treinador, é ele que se depara com os problemas de treinar uma equipa, de gerir pessoas (eu como professor sei o quanto isso é difícil), é ele que está na realidade ali, a lutar para ganhar. Mas há coisas que custam observar... eu reconheço a minha ignorância mas há coisas que me parecem tão evidentes! Por exemplo, o nosso lado direito da defesa... compreendia no início que jogasse o Luís Filipe pois supostamente seria mais seguro a defender do que o Nélson; mas agora que se vê que tal não acontece, porquê jogar com alguém que é mais lento e ataca pior? Eu percebo porque razão o Nélson tem jogado pior, se eu visse que o jogador considerado titular na minha posição era o Luís Filipe... lá se ia a minha moral! Não é que ele seja um mau jogador, mas não é um jogador para o Benfica! E o ataque que tanta tinta tem feito rolar? Eu quando vejo o Makukula a jogar no apoio ao ponta de lança ou quando o vejo a jogar sozinho numa equipa que raramente faz cruzamentos para a área, pergunto-me: "Em que é que o treinador está a pensar?" Tenho pena do Makukula, é um bom jogador mas está a ser estragado pelo Camacho! Ter uma torre na área com pouca qualidade técnica e pedir que jogue de costas para a baliza e longe da área... penso que será contra-producente! E o Cardozo... o melhor ponta de lança que temos e que raramente consegue tocar na bola pois ela está sempre longe da área! Está ali desapoiado, a tentar vir buscar jogo atrás porque os jogadores que deviam fazer chegar lá a bola não o conseguem! Tenho uma proposta, porque não pôr o Adu a jogar ao lado dele? É um jogador rápido para compensar a imobilidade do Cardozo e um jogador capaz de ir buscar a bola e transportá-la para a área. Para além disso já demonstrou não ser uma mau finalizador. Já ouço falar no Adu como promessa há anos, se ele continuar a jogar cinco minutos de vez em quando há de continuar a ser promessa durante muitos anos! Será também que o treinador não vê que os passes longos do Luisão nunca funcionam, porque não pede para ele utilizar o passe curto? Será que ele não vê que sempre que é bola ao meio campo e os jogadores a despejam logo para a área adversária nada mais estão a fazer do que lhes entregar a bola? Será que não vê que 50% das foras marcadas são ofertas da bola para o adversário? Era assim tão difícil mudar esses pormenores? Mas o pior, aquilo para o qual não tenho conhecimento mas o Sr. Camacho deveria ter, são os automatismos da equipa! O Benfica não é uma equipa, são 11 jogadores que se juntam, cada um a jogar para o seu lado!

Custa-me ver este futebol, ainda por cima com o potencial que a actual equipa do Benfica tem. Quanto ao treinador... confesso que já gostei muito dele no passado, mas começa-se a compreender a razão da falta de títulos ganhos nas equipas por onde passou! É preciso um treinador urgentemente, alguém que saiba o que está a fazer! Nunca pensei dizer isto, mas por vezes até sinto saudades do Fernando Santos... dentro do mau é o melhor!

Espero que apareça alguém para salvar este Benfica... se o Mourinho ler este post... espero que resolva vir cá mostrar como se faz:)

Abraço deste Zhews triste benfiquista...

5 comentários:

Anónimo disse...

Curiosa forma de expressar um lendário clube que está com uma depressão monumental há uns anos!
O certo é que são muito raros os colossos adormecidos que acordam e voltam a dominar de forma inequívoca! Acima de tudo é uma questão de estrutura e dinâmica directiva e por tal, as opções na escolha de um técnico que consiga inspirar não serão as mais adequadas. É um pouco como se ser professor, há os que só debitam, a grande maioria e os que marcam e inspiram os alunos, poucos e, curioso será falar de um tal professor que esta em tribunal por ser "falso" pois não tem habilitações, e o estado quer os 93 mil euros pois inspirou demasiados alunos que ate lembram o seu nome, como alguns devem lembrar o Mourinho que saiu de um clube por pedir garantias por saber que era capaz de inspirar um colosso adormecido, ainda bem para o Leiria, esteve em 2º ate o Porto o levar e, foi ai que o deixaram inspirar os "fracos" para alguns que ate do Benfica tinham sido dispensados, o facto é que no Porto todos acabam por ser bons, ate os maus treinadores as vezes conseguem, curioso?
Por isso, se calhar alguém sem habilitações estará bem mais capacitado para inspirar a depressão vermelha, mas lá esta, a esses não há credito, só há aqueles que tem nome escrito com letra grande porque foram grandes jogadores, mas esses muitas vezes foram monstros no campo enquanto jovens, mas como técnicos não conseguem passar a sua mestria ao ponto de inspirarem os seus alunos num relvado verde e, há as excepções, curiosamente com 36 anos o Rui Costa ja sabe bem o que fazer, mas também ele não parecera muito talhado para ser um treinador, quem sabe um director que permita haver mística que por seu turno ate um menos bom treinador possa fazer mover a paixão para alem dos milhares de euros que os jogadores ganham, sim centenas de milhares de euros e, as pessoas comem futebol esquecendo que Portugal esta desempregado na Europa... Os jovens que sonhem com equipas fantásticas como o Barcelona de Cruiff, um Milão com Van Basten, Rijkaard e Gulit, um Brasil de 72, os Cinco Violinos ou uma Argentina de Maradona enfim... paixão exacerbada de inspirar para alem dos que atrás de uma bola correm, pois nessa paixão muitos encontraram sonhos nas suas vidas pessoais e profissionais pois conseguiam acreditar que era possível.
Acima de tudo há que acreditar que o sonho só é parado por nos, não por outros, há que acreditar e lutar pelos sonhos e quando se é novo não pode haver amarras, tem de haver liberdade e escolher o que queremos e ir experimentar os sonhos e se não for isso, voltar ao covil protector e depois sair novamente e mais pujante na direcção que achamos ser a verdadeira luz, forca aos jovens Portugueses quase todos eles desempregados e claro, nesta sociedade de “futebois”, que o futebol de alguma forma eleve os espíritos inquietados de todos e não só os jovens. Alternativas?

Anónimo disse...

Não pude deixar de esboçar um sorriso quando vi este post. Afinal isso que tu sentes deve ser algo comum a milhoes de benfiquistas.Não concordo no entanto com demonstrações públicas desse mesmo sentimento.Devemos ser críticos entre nós benfiquistas mas à frente dos "outros" devemos sempre dizer o melhor do nosso clube. Tenho a noção que esta é uma visão um pouco extremista e pouco desportiva,mas é principalmente uma visão estratégica. Na minha opinião esta é uma das principais razões para a perda de força do Benfica nos últimos anos. As pessoas já se habituaram a dizer mal do Benfica, e quando são os próprios benfiquistas a criticar o clube, muitas vezes num tom jucoso então como é que conseguiremos ganhar adeptos aos outros clubes?Mandamos o Veiga embora porque já foi do Porto, substimando o ódio que ele tem ao Pinto da Costa, ódio esse muito superior ao amor que ele tem pelo FCP.Critica-se o Vieira porque é socio do FCP e SCP e ignora-se o trabalho que fez, exceptuando na área do futebol.As pessoas já perderam o respeito ao Benfica. Eu ainda me lembro,há bastantes anos atrás, não perguntava, quando não sabia o resultado: Quanto ficou o Benfica? Eu pergntava: Quantos foram? Nem os adversários nos respeitam. Entram em campo como "cães raivosos" tornando o jogo contra o Benfica no jogo do ano porque acreditam que dos 3 grandes o Benfica é o mais facil de derrotar. Contra os outros, como disse uma vez o Argel, parece que abrem as pernas.Se continuar-mos assim, a criticar e a fazer piadas sobre o nosso próprio clube, nunca iremos alcançar as glórias do passado.Isso só dá mais força aos adversários e torna muito dificil conquistar novos adeptos que crescem a ouvir este tipo de comentários. É nosso dever não deixar que isso aconteça. Até na comunicação social isso se tornou um hábito. Triste é não nos insurgirmos contra isso. Triste é ver o nosso clube deteriorar-se de dentro para fora, triste é sermos a melhor equipa no campeonato a jogar fora e a jogar em casa somos uma vergonha, graças à pressão que os próprios adeptos poe na equipa.Quando estamos em dificuldades aqueles que nos amam devem incentivar-nos e não emprurrar-nos para baixo. Isso sim é vergonha.Entre benfiquistas não me incomodam as piadas, mas entre outros adeptos é algo que não consigo conceber.
Quanto à questão tactica, e falando do Camacho, sempre disse que a sua maior virtude era a forma como fazia os jogadores correr em campo, a sua forma energética de os incentivar. Da primeira vez que aqui esteve não tinha muito por onde escolher, por isso jogavam sempre os mesmos e sempre da mesma maneira. Há coisas que ele diz que não fazem sentido nenhum, principalmente quando fala que é indiferente jogar com 1 ou 2 pontas de lança, porque o importante é ter a bola, porque se não tivermos a bola não conseguirmos marcar. Eu pergunto: Jogar com 1 ou 2 pontas não influencia a quantidade e qualidade da posse de bola?O camacho pensa que não. Quanto ao Luis Filipe, acho que o principal problema dele é a cabeça e o não conseguir lidar com a pressão. Ele nunca jogou tão mal na vida dele. Nem no Braga nem no Marítimo. O Adu vai continuar a ser uma promessa enquanto o Camacho o continuar a por a jogar nas alas, e aos 5 minutos de cada vez. Não sei que tipo de motivação se consegue dar a um jogador quando o põe a jogar 5 minutos por jogo. Essa ainda tou para aprender...Mas ainda acho que o maior equivoco do Camacho é por o Maxi Pereira a extremo direito. Não percebi, não percebo e não acredito que venha a perceber e a aceitar que isso é benéfico para a equipa. Ainda há quem veja vantagens nisso. Eu só vejo desvantagens. Felizmente que as lesões de outros jogadores fizeram com que o Camacho fosse obrigado a por o Pereira no meio, e as exibições melhoram um pouco.
Acima de tudo ainda estamos na UEFA e na Taça de Portugal e enquanto lá estivermos tudo é possivel...

Anónimo disse...

P.S- Já me deste uma boa ideia para um post no meu blog ;)

Zhews disse...

Sabes que todos têm tendência a criticar o que mais amam, exigem mais! É mau, é verdade, mas é a realidade. No entanto penso também que se há treinador que teve espaço de manobra por parte dos adeptos foi este, logo tinha tudo para fazer um melhor trabalho. É verdade que os adeptos exigem muito da equipa, mas isso acontece em todas! Até o Quaresma que tantas vezes leva o Porto às costas tem direito aos seus assobios... Penso que o facto de o Benfica ganhar mais facilmente fora do que em casa não tem tanto a ver com os adeptos (ate porque na maior parte dos jogos fora tem mais adeptos do que a equipa da casa), penso que estará mais relacionado com o facto de as equipas jogarem mais abertas em casa e ser mais fácil ao Benfica jogar em contra- ataque, tem mais espaços para os jogadores que realmente são bons poderem fazer as suas jogadas individuais, sempre individuais, claro! O Benfica tem que saber lidar com a pressão, são pagos para isso, treinam todos os dias para isso! Não penso mesmo que o mau futebol advenha da pressão externa, penso que é da falta de "pressão interna"! Realmente quando se vê no telejornal os treinos do Benfica, só se vê os jogadores a brincar com o Adu, a rir, na descontração. Treinos assim, nem nos NEFA!:) No Benfica só falta um pouco de inteligência... já melhorou um bocado nas contratações, agora é ser inteligente nas opções técnicas, ser inteligente com o modo como se fala com os "media"... e tudo se resolve! O Benfica expõe-se aos ataques, expõe as fraquezas! O problema dos jogadores, mais uma vez, penso que não está na moral, nesse aspecto o Camacho até não é mau; o problema está na evolução para um jogo em conjunto, na evolução para uma equipa no verdadeiro sentido da palavra.
Nem costumo ser muito crítico, não me costumo pronunciar muito sobre o Benfica, mas está a ser difícil observar que não há qualquer evolução no jogo, está a ser assustador verificar que provavelmente teremos o mesmo treinador para a próxima época, sofre-se de "Camachismo" no Benfica! Sinceramente, penso que para este Benfica bastava um bom treinador. Mas mais uma vez eu confesso, não sei nada de futebol... só sei que algo está mal, os entendidos que o corrijam, com Camacho ou sem Camacho.
Só espero ficar pelo menos com o segundo lugar e que a Uefa traga algumas alegrias...
Grande abraço!

Anónimo disse...

México 1970

BRASIL: Félix, Carlos Alberto, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo, Gérson, Pelé e Tostão; Jairzinho e Rivelino.
Técnico: Zagalo

Brasil 4 x 1 Itália

Público: 107.000 espectadores

Gerd Müller (Alemanha), com 10 gols