As maravilhas do Mundo e da Vida descortinam-se através de palavras que se multiplicam à procura de fazer sentido...

quinta-feira, 6 de março de 2008

O que fazer?


Outro dia vi um filme que recomendo: "À Procura da Felicidade" com Will Smith. O filme toca pois relata uma história de sucesso contruido através dum caminho muito penoso, entre outras coisas. Mas houve uma cena no filme que me chocou e me fez abrir os olhos para um fenómeno que terá tendência a aumentar em Portugal. O personagem principal era uma pessoa boa, benevolente, um pai dedicado, mas a partir do momento em que a falta de emprego, a falta de casa, o desespero se apoderaram dele foi capaz de se tornar violento, por vezes até para o filho! Ao reflectir sobre estas mudanças verifiquei que muitas pessoas passam por isto na vida real. O desespero desiquilibra uma pessoa, mistura as prioridades, tira a paz... Este fenómeno crescente do desemprego vai levar a este tipo de acções! Eu penso tantas vezes que muitos ladrões o são pois a vida não deixa que sejam outra coisa! Verifiquemos, quantas pessoas num momento estão a receber salários muito acima da média e de repente se vêm sem emprego, como lidar com isso? A mente fraqueja, o desejo de voltar à vida que tinham sufoca e por vezes o modo de agir muda radicalmente! Claro que muitos pensam: "Se ele quizer mesmo emprego, ele arranja!" e no fundo é verdade. Mas observemos, num momento estás a ganhar perto de 2000 euros, ou mesmo 1000; de repente perdes o emprego. Quer queiras quer não, passado anos de receber esse salário não consegues pensar que um dia poderás receber menos, alguma coisa pode correr mal! Então compras carro, casa, casas... e ficas sem emprego! Vais ganhar o ordenado mínimo com o qual é impossível sobreviver e tens todas as contas para pagar! De repente ficas sem o carro, sem a casa e às vezes até sem a mulher! O que é que um homem que passa por isto vai fazer? Por vezes por trás dum criminoso que olhamos com desdém está uma pessoa com princípios mas que se encontra encurralada na vida que tem! Para sobreviver fazemos tudo! E mesmo os emigrantes que vêm para Portugal e encontram um país mais precário do que o seu país natal! Mais tarde ou mais cedo vão ceder à pressão de ter que comer, de precisar dum tecto para dormir! Assusta-me ver as vidas tão incertas que levamos hoje, num dia temos tudo, no outro podemos não ter nada! Tudo é inseguro e muitas mentes quebram por causa disso! Espero que Portugal acorde para este fenómeno e faça algo antes que seja tarde de mais! Há uma anedota conhecida sobre um ladrão que vai roubar alguém e verifica que essa pessoa é um Professor, logo que tal acontece pede desculpa e ainda oferece uma nota para ajudar. O pior é que não é só o professor, é o psicólogo, o advogado... e quem sabe o ladrão não será também um licenciado! Assusta... Voltemos então ao título:

O que fazer?

segunda-feira, 3 de março de 2008

Tristeza...


Vou escrever sobre a doença que anda a afectar grande parte dos Portugueses, o Benfica! É verdade, sou Benfiquista! Claro que isso tem as suas vantagens... estou habituado às desilusões, logo estou muito melhor preparado para a vida do que, actualmente, um Portista! Ser Benfiquista ainda traz outros prazeres, por exemplo estar com a minha namorada ainda é mais maravilhoso, visto que grande parte das vezes me impede de ver o Benfica e ficar doente a noite toda! Agora falando mais a sério, o que se passa com o Benfica? Eu já não consigo ver aqueles jogos! Nem vi ontem o jogo contra o Sporting, algo que seria impensável há uns anos! O Benfica mesmo quando ganha, é mau! Se ser Benfiquista fosse algo racional, deixava de o ser! O mais estranho é que este Benfica tem a melhor equipa dos últimos anos, só que parece que se juntam aos fins de semana para jogar futebol, cada um joga para o seu lado! É algo muito difícil ver uma boa jogada hoje em dia num jogo do Benfica! O que nos safa é que nós queremos perder o segundo lugar mas os outros não o querem ganhar, vamos acabar uma época de muito pouco futebol numa posição que não merecemos! Sempre que há um golo é porque um dos grandes jogadores que temos (normalmente o Rui Costa, o que será de nós sem ti?) resolve pegar na bola e passar por todos até ao golo! É triste não poder ver futebol na equipa que amamos, mais triste ainda é ter que ver o principal rival para observar algum futebol de qualidade!

Agora vou fazer de "treinador de bancada". Sei que é fácil criticar um treinador, é ele que se depara com os problemas de treinar uma equipa, de gerir pessoas (eu como professor sei o quanto isso é difícil), é ele que está na realidade ali, a lutar para ganhar. Mas há coisas que custam observar... eu reconheço a minha ignorância mas há coisas que me parecem tão evidentes! Por exemplo, o nosso lado direito da defesa... compreendia no início que jogasse o Luís Filipe pois supostamente seria mais seguro a defender do que o Nélson; mas agora que se vê que tal não acontece, porquê jogar com alguém que é mais lento e ataca pior? Eu percebo porque razão o Nélson tem jogado pior, se eu visse que o jogador considerado titular na minha posição era o Luís Filipe... lá se ia a minha moral! Não é que ele seja um mau jogador, mas não é um jogador para o Benfica! E o ataque que tanta tinta tem feito rolar? Eu quando vejo o Makukula a jogar no apoio ao ponta de lança ou quando o vejo a jogar sozinho numa equipa que raramente faz cruzamentos para a área, pergunto-me: "Em que é que o treinador está a pensar?" Tenho pena do Makukula, é um bom jogador mas está a ser estragado pelo Camacho! Ter uma torre na área com pouca qualidade técnica e pedir que jogue de costas para a baliza e longe da área... penso que será contra-producente! E o Cardozo... o melhor ponta de lança que temos e que raramente consegue tocar na bola pois ela está sempre longe da área! Está ali desapoiado, a tentar vir buscar jogo atrás porque os jogadores que deviam fazer chegar lá a bola não o conseguem! Tenho uma proposta, porque não pôr o Adu a jogar ao lado dele? É um jogador rápido para compensar a imobilidade do Cardozo e um jogador capaz de ir buscar a bola e transportá-la para a área. Para além disso já demonstrou não ser uma mau finalizador. Já ouço falar no Adu como promessa há anos, se ele continuar a jogar cinco minutos de vez em quando há de continuar a ser promessa durante muitos anos! Será também que o treinador não vê que os passes longos do Luisão nunca funcionam, porque não pede para ele utilizar o passe curto? Será que ele não vê que sempre que é bola ao meio campo e os jogadores a despejam logo para a área adversária nada mais estão a fazer do que lhes entregar a bola? Será que não vê que 50% das foras marcadas são ofertas da bola para o adversário? Era assim tão difícil mudar esses pormenores? Mas o pior, aquilo para o qual não tenho conhecimento mas o Sr. Camacho deveria ter, são os automatismos da equipa! O Benfica não é uma equipa, são 11 jogadores que se juntam, cada um a jogar para o seu lado!

Custa-me ver este futebol, ainda por cima com o potencial que a actual equipa do Benfica tem. Quanto ao treinador... confesso que já gostei muito dele no passado, mas começa-se a compreender a razão da falta de títulos ganhos nas equipas por onde passou! É preciso um treinador urgentemente, alguém que saiba o que está a fazer! Nunca pensei dizer isto, mas por vezes até sinto saudades do Fernando Santos... dentro do mau é o melhor!

Espero que apareça alguém para salvar este Benfica... se o Mourinho ler este post... espero que resolva vir cá mostrar como se faz:)

Abraço deste Zhews triste benfiquista...