As maravilhas do Mundo e da Vida descortinam-se através de palavras que se multiplicam à procura de fazer sentido...

terça-feira, 10 de julho de 2007

Mudar...


Porque razão é tão difícil mudar? Seja de atitudes, seja de corte de cabelo, seja do caminho para o trabalho... tudo que implique fazer algo diferente tem sempre um atrito incompreensível! Gostava de ter o poder de mudar a resistência à mudança. É por isso que fazemos quase sempre as mesmas coisas toda a nossa vida, é por isso que o país sofre sempre dos mesmos problemas, é por isso que quase tudo perde interesse pouco depois de ser conhecido porque... não muda!

Lembro-me quando vim de Erasmus da Holanda, pensei que tudo ia ser diferente! Pensei que ia aproveitar tudo da vida, pensei que ia viver tudo no limite, acontece sempre isto quando temos uma experiência diferente e refrescante... e durante uns tempos assim tentei que fosse; mas a mudança não era isso, estava equivocado. Mudança não é mudar aquilo que somos, é mudar para aquilo que realmente somos mas que temos preguiça de alcançar! Não é hedonismo, é inteligência! Não é sair só porque toda a gente diz que devemos sair para nos divertirmos, tantas vezes estou muito melhor em casa a ver um filme. Não é experimentar sensações estúpidas e perigosas para sermos diferentes, é dizer que não o fazemos para realmente sermos diferentes! É sermos fortes, é sermos nós próprios e fazermos aquilo que NÓS queremos, não aquilo que os outros acham que nós queremos, aquilo que as ideias pré-concebidas dizem que devemos fazer em determinadas situações e não deixar que o comodismo se apodere de todas as nossas acções.

Aquelas pequenas opções; entre sair ou ficar em casa, entre ouvir o CD de musica clássica ou o CD de música disco... essas são as que vão definir o quanto vivemos a nossa vida, essas são as que mais menosprezamos e deixamos que nos empurrem para o aborrecimento de ser aborrecido só porque queremos estar tristes! Custa assim tanto naquele dia em que estamos em baixo ir ao ginásio, sair com os amigos ou pôr o CD com música alegre em vez de ficar fechados em casa a ouvir música deprimente à espera que os anjos chorem a nossa vida desgraçada e medonha? Custa assim tanto partir do pressuposto que as pessoas não estão aqui para nos fazer infelizes e que tudo o que elas fazem não é uma conspiração para nos destruir? Custa assim tanto não complicar o descomplicado, inventar problemas? O pior é que custa! Temos uma predisposição doentia para a tristeza!

Confesso que já mudei muito, já resisto bastante mais à preguiça, já não cedo a estúpidas chantagens psicológicas, já aprendi a controlar mais a minha vida e a não deixar que ela me controle a mim... mas a alma é fraca e ainda me vejo muitas vezes a fazer aquilo que abominavelmente descrevo aqui.

Fica aqui o meu apelo, não deixem de mudar, deixem de ser mudados e façam tudo para ser felizes! Não é difícil, basta querer, basta tomar as atitudes lógicas e não as atitudes com alicerces na estupidez de ser triste, na estupidez de trabalhar para ser triste, na estupidez de gritar ao mundo que a nossa vida é triste quando só temos razões para ser felizes! Ajudem a que eu não faça o mesmo. Experimentem sorrir mais vezes e em vez de dizer "Está difícil!" dizer "Vou conseguir!"; é meio caminho andado para realmente conseguirmos o que queremos e poupa o sofrimento pela derrota que partimos do pressuposto que vai chegar mas raramente chega.

Abraço dum desaparecido no Olimpo, vou tentar ser mais assíduo no blog, não ceder à preguiça!

5 comentários:

Anónimo disse...

Há quanto tempo...

Hoje não estou muito inspirada para escrever, por isso deixo apenas um pequeno texto que li esta semana no fotolog de uma amiga e que tem tudo a ver com "mudança".

Espero que esteja tudo bem contigo! Aproveito para te dizer que mudei... Um dia temos que marcar um jantarzito para conversar um bocadinho e para recordar como éramos, e o quanto mudámos.

Um abraço.

Angélica

Finalmente, aqui vai o texto:

"mudancas!

a vida sem elas n seria vida!
sem elas estagnariamos no tempo, no lugar, nas pessoas, no pensamento...
elas nunca sao faceis! mesmo as boas e as super boas, sao sempre dificeis! a adaptacao, o processar das novas aprendizagens, o adequar das ja adquiridas...

e a tal da famosa tridimensionalidade do humano k mais as torna dificeis!
o passado, o presente, o futuro....
as mudancas k se dao no presente, obviamente, sao sempre sobrevoavas pelos pensamentos do passado, pelas experiencias perdidas no tempo, pelas pessoas conhecidas la atras, pelos momentos k jamais voltam.
a estupidez do nosso masoquismo nem sempre nos deixa viver a tal da mudanca no presente com olhos postos no futuro. pensamos nele sim, afinal sera a forca k provoca a tal mudanca. mas e pelo passado k ela se faz com mais forca, o k nem sempre e positivo. raramente!
mas essas mudancas, ainda k dificeis, trazem sp, mesmo sp, coisas pessoas momentos lugares ideias e pensamentos bons! novos e muito bons!
entao, a mudanca pode ser boa. basta tirarmos as algemas k nos prendem aquilo k vivemos e conhecemos e, com olhos posto do hipotetico futuro, vivermos nos agora!

entao, a vida sabe muito bem!
pk as mudancas k foram feitas, k doeram ate, k nos fizeram perder algo de nos e dos outros, trouxeram recompensas valiosissimas. preciosas!"

Anónimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada. If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).

kcenameu disse...

a surpresa pode ser o maior motor de mudança. seja ela uma surpresa grande ou pequena. e basta uma insignificância cheia de tudo o que procurávamos pra nos levar à mudança.
é a primeira vez que aqui estou. consequentemente, a primeira vez que aqui posto. e foi um momento interior arrepiante, aquele em que li e edentifiquei pedaços da história deste zeus. sei-o um homem íntegro.sei-o capaz de amar uma júlia para sempre. reconheço-o nas suas palavras. desconhecia, no entanto, tal veia prosaica. esta foi uma surpresa. provocou uma mudança. sinto que, na verdade, estaremos mais perto. temos estado muito longe, embora saiba que algo não mudará: a true friendship. há muito não sentia esta vontade de escrever. mas partilho esta identidade de viciado em escrita com este zeus. fá-lo-ei, com certeza, mais vezes.
e porque a mudança é uma constante da vida, muito se passou e muito mudou neste hiato de separação. muito haverá para contar. assim haja a oportunidade para tal.
despeço-me escrevendo um pensamento baseado na saudade e na esperança de que, assim, com pessoas tão positivamente frutuosas, este mundo ainda tem esperança...
saudações pacenses...

Anónimo disse...

Mudar... de vida, de casa, de tudo e de mim mesmo, dos outros sei lá... da melancolia, da protecção da concha da alegria da tristeza. As coisas são como são e mudamos a todos os instantes, mas há coisas, sim, coisas que se mantêm, será que mudam? Será que se obtêm respostas? Será que se pode sair da incerteza, da ansiedade, da esperança, do tempo, do espaço... será? Será? Realmente pouco sabemos e somos tão pequenos mas objectivamos todos nós coisas grandes, coisas belas, que nos façam lembrar ou que ajudem a mudar o mundo, o pensamento, o sentimento... por vezes conseguimos isso quando tocamos uma só pessoa no seu âmago, no seu sorriso interior, naquilo que sabemos e sentimos: "Fiz te sentir bem" palavras no passado, pensamento presente, duvida persistente... Sentimento esperando, respostas por responder, conversas por ter, coisas inacabadas e tudo tão simples como tudo foi sem se esperar, MAGIA, romance, alegria, tristeza, sorriso no olhar, voz suave, adolescência tardia, criancice merecida, descoberta sem aventura, coisa madura, sensata, respeito e atenção, carinho, estima, e tudo isto não passa de um imbróglio de palavras, sentimentos em caracteres, em coisas que dizemos: "mundanas", são coisas vividas, sentidas e queridas, queremos sorrir, MUDAR. É tão simples não é? Quem somos nós, quem és tu, quem é eles? Somos todos... apenas somos, vamos sendo, mudando, evoluindo, sorrindo se olha as mudanças somos todos tão novos, mesmo os nossos avós o são, apenas somos seres em mudança constante na procura de algo que muitas vezes nem sabemos bem o que será, o que seremos ou faremos, quem sou eu ou o que irei fazer? Escrevo aqui, neste momento que tanto é presente como passado, mas também o é futuro, também o és tu, eu e todos pois se não escreveste leste, pensaste, mudaste, mudamos sempre, é curioso não? Sim, MUDA então corre pela praia deserta na aurora do dia, neblina fresca, areia molhada, aquele cheiro, o sorriso, estás só e tão bem acompanhado, continua!

Anónimo disse...

Olá padrinho, pelos vistos temos coisas em comum. Às vezes bem tento não ceder à preguiça e fazer um esforço para mudar algumas coisas. Não é fácil, sendo eu uma resistente à mudança. Só gosto de mudar quando me apetece e decido que tem que ser. Às vezes é preciso bater com a cabeça na parede para mudarmos e sorrirmos. A vida é uma luta constante, temos é que aprender a lutar com um sorriso nos lábios... vá força nisso ;)
Beijokas grandes e um xi apertadinho
Carla